Biografia

Formado em Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP), desde muito jovem atuou intensamente no campos das artes, principalmente na música e no teatro. Iniciou seus estudos de canto e violão aos 16 anos com o intuito de ser capaz de executar canções da música popular brasileira. As experiências com composição se iniciam mais por conta da palavra em si do que por conta das melodias e harmonias.

Quando toma consciência de sua própria voz, como veículo da palavra, empenha-se em desenvolver uma linguagem musical fluente e ter maior domínio dessa técnica, e também busca compreender melhor as estruturas musicais ao escolher o piano como instrumento de estudo no Conservatório Municipal de Música de Guarulhos, sua cidade natal, onde tem sua principal atuação artística. Nesse período entra no Coral do Conservatório onde permanece cantando no naipe dos tenores por 2 anos.

No ano de 2007, faz parte da montagem do teatro musical “NOTURNO” de Oswaldo Montenegro, sob a direção de Deto Montenegro, onde atua como cantor/ator. Ao final do ano de 2007 inicia os trabalhos com o, até então, GRUPO CARAVANA (atual CARAVANÇARÁ), onde por 4 anos desenvolve-se como músico instrumentista e cantor. Durante o tempo em que esteve no GRUPO CARAVANÇARÁ participou de uma série de eventos de música brasileira como o Show de inauguração do Grêmio do Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos. Ainda no Grupo conseguiu espaços públicos para execução do projeto “Um pouquinho de Brasil – Uma década em 10 canções” projeto que visava executar canções de autores brasileiros que indiretamente explicavam a história do país e de sua música. Período de maior atividade do grupo.

No ano de 2010 paralelamente aos projetos do Grupo Caravançará, forma o trio de jazz CASAFORTE Trio que tinha como objetivo executar os Standarts de Jazz e valer-se da linguagem musical do jazz somada à Música Brasileira. O Grupo consegue entrar no ciclo de bares de Jazz de São Paulo como TonTon Jazz, o extinto Das Syndcat e dá canjas com músicos como Hector Costita e Joseval Paes no All Of Jazz.

No ano de 2012 deixa o Grupo Caravancará para se dedicar as suas composições. Junta-se com parceiros, a fim de concluir canções que foram produzidas nos últimos 5 anos passados, mas que não haviam ainda sido maturadas. Juntamente com esse processo inicia seus estudos em fotografia no DRC – Centro de Treinamentos Especializado em Computação Gráfica.

No ano de 2014 inicia o curso de Música/Canto Popular na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

No ano de 2015 publica seu livro de poesias intitulado “Eron Nicodemus”. Após a publicação do livro encontra um meio de relacionar a poesia ao formato canção, então cria toda a concepção do projeto “Doze Poses”, trabalho em que funde duas linguagens artísticas, fotografia, poesia e canção.

Advertisements